Voluntários
Você deseja participar de alguma pesquisa do GEPrEx? É só realizar o seu cadastro.
- Lista de Projetos para voluntariado
Pesquisador Responsável: André Michalski
Pesquisador Responsável: Guilherme Fonseca
Um dos maiores desafios encontrados em experimentos científicos com seres humanos diz respeito ao tamanho amostral “ideal” do estudo. Em bioestatística, poder, significa a probabilidade de se obter um resultado estatisticamente significativo quando existe uma diferença verdadeira entre os tratamentos. O poder varia de 0 a 1. Quanto maior ele for, maior será a chance de detecção de uma verdadeira diferença ou relação. Frequentemente, utiliza-se no mínimo 0,8 para assegurar uma alta probabilidade de se observar o efeito da intervenção, evitando o erro do Tipo II (ou seja, aceitar a hipótese nula quando ela é falsa).
Vamos imaginar, por exemplo, que um grupo de pesquisadores decidiu testar a hipótese de que uma sessão de exercício resistido em circuito (ERC) seria capaz de promover o fenômeno da hipotensão pós-exercício (HPE) em sobreviventes de acidente vascular cerebral (AVC). Embora o cálculo amostral prévio tenha indicado um tamanho amostral mínimo de 23 indivíduos, o estudo foi conduzido com apenas 16 indivíduos. Ao comparar as respostas agudas de pressão arterial (PA) durante 120 min de recuperação, observou-se uma tendência à diminuição da PA pós-ERC (∆: – 5,5 mmHg), porém sem diferença significativa para a sessão controle (P = 0,059). Em conclusão, uma simples sessão de ERC não foi capaz de promover o fenômeno da HPE em sobreviventes de AVC.
O exemplo acima trata-se de um típico caso de erro do Tipo II, onde a hipótese nula falsa foi confirmada. Esse problema poderia ser equacionado com a inclusão de ao menos 7 voluntários, aumentando o tamanho amostral do estudo para 23 indivíduos.
O GEPrEx decidiu, portanto, abrir um espaço para chamada de voluntários que estejam interessados em colaborar com as pesquisas desenvolvidas pelo grupo. O primeiro passo é o cadastro em nosso site. Posteriormente, os voluntários serão convidados para uma visita inicial ao LABSAU. Nessa primeira visita, haverá uma amostragem baseada nos critérios de inclusão pré-estabelecidos do estudo. Como contrapartida, os voluntários receberão um laudo das avaliações realizadas no laboratório e uma consultoria nutricional/esportiva dos membros do GEPrEx.
Faça seu cadastro no site e torne-se um voluntário desta pesquisa!
Formulário
Preencha o formulário abaixo e seja um candidato à voluntário dos projetos do GEPrEx.